quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Todas universidades federais utilizarão o Enem 2011 nos seus Vestibulares 2012


A edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conseguiu adesão de todas as 59 universidades federais. A última instituição a declarar oficialmente que utilizará as notas do exame do Ministério da Educação (MEC) no seu Vestibular 2012 foi a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que publicou edital no começo desta semana.
O Enem 2011 vai substituir o vestibular de 30 universidades federais, sendo que pelo menos 22 delas irão utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento de todas as vagas. Algumas instituições, como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), optaram por receber as notas do Enem 2011 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e, em posse delas, elaborar a lista de aprovados.
Em 14 instituições o SiSU será o responsável pelo preenchimento de parte das vagas, como nos casos das universidades federais de Goiás (UFG), Paraíba (UFPB) e Paraná (UFPR). O número de universidades federais que aderiram ao SiSU pode aumentar até outubro, pois algumas instituições ainda estão discutindo a adesão, como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O Enem 2011 representará a primeira fase do vestibular de sete universidades federais, como as de Minas Gerais (UFMG) e Espírito Santo (Ufes). Em outras sete instituições o exame do MEC é usado como complementação da nota final do vestibular, sendo na maioria de forma opcional, como nas federais de Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS).
Por fim, três universidades federais decidiram utilizar as notas do Enem 2011 apenas para o preenchimento das vagas remanescentes do vestibular: de Brasília (UnB), da Grande Dourados (UFGD) e de Sergipe (UFS). Esta última já confirmou que a partir do Vestibular 2013 todas as vagas serão preenchidas através das notas do Enem.
Estaduais
O Enem também estará presente no processo seletivo de algumas universidades estaduais. Até o momento, apenas a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) aderiu integralmente ao Enem 2011, mas outras estaduais confirmaram usá-lo de alguma forma, como as de Londrina (UEL), Paraíba (UEPB) e Rio Grande do Norte (UERN).
Provas
As provas do Enem 2011 serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h, em 1.599 municípios. O exame terá novamente quatro áreas de análises com 45 questões objetivas cada uma, além de uma redação.
Serão 140 mil salas de aulas distribuídas em mais de seis mil escolas. Os locais de realização das provas serão enviados, em breve, pelos correios e disponibilizados também na página de acompanhamento da inscrição.
Por Eduardo Campos